Quem somos

José Mendes, membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e Saúde, foi um dos primeiros alunos a frequentar o curso de Psicologia na Universidade da Beira Interior (UBI), finalizando licenciatura e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Realizou estágio curricular em Psicologia na Unidade Autónoma de Psicologia do IPOLFG de Lisboa, tendo desenvolvido o seu trabalho na Unidade de Cirurgia Cabeça e Pescoço e colaborado nesta unidade com uma equipa multidisciplinar digna de Louvor. Em 2011 surge o fascínio em compreender o ajustamento psicológico ao desfiguramento facial adquirido, concluindo o seu doutoramento em Psicologia (especialidade Psicologia da Saúde) no Instituto Superior Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU). Realizou um estudo longitudinal e pioneiro em Portugal com a tese intitulada: “Fatores Determinantes no Ajustamento Psicológico ao Desfiguramento Facial Adquirido: a importância da autorregulação, representação cognitiva, emoções e autoconceito”. A colaboração no projeto de investigação “Turismo Sénior: Rotas de Bem-Estar e Vivências Locais em Ecossistema Insular – TURIVIVA+”, despertou o interesse de José Mendes em compreender a aplicabilidade da Psicologia no Turismo de Saúde e Bem-estar. Concluiu o doutoramento em Turismo no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa. Atualmente detém mais de uma dezena de publicações, inclusive o artigo intitulado PERMA Model of Well-Being Applied to Portuguese Senior Tourists: A Confirmatory Factor Analysis” publicado na prestigiada revista Sustainability.

Em 2012 iniciou a colaboração com o Appearance Matters, desenvolvendo trabalhos em conjunto com 35 países, sobre as diferenças visíveis em crianças, jovens e adultos. Participou em congressos organizados pela University of the West of England e reuniões científicas organizadas pelo COST Action IS1210 – Appearance Matters. Convidado a integrar a equipa do Therapeutic Mirror Research em 2014, com a pretensão de desenvolver a terapia pelo espelho como um instrumento de avaliação e intervenção no ajustamento psicológico ao desfiguramento congénito e adquirido.

Atualmente tem publicado mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas e colabora com 26 investigadores em co-autorias de trabalhos científicos.

Em 2019, José Mendes (Portugal) e  Juliana Silva (Brasil) criam a Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência (RPPA), com o objetivo de disseminar investigação original sobre uma área emergente nos países Lusófonos.

Atualmente, exerce as funções de Prof. Auxiliar no Instituto Piaget, no qual leciona as Unidades Curriculares: Psicologia Clínica e da Saúde e Análise de Dados Qualitativos. Coordena o projeto Supera-te, considerado um dos projetos mais inovadores em Portugal.

Formador Certificado com o número EDF 518457/2009 DL.

Membro da American Psychological Association Nº 00194460

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3612-5772