Quem somos

José Mendes, membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, especialista em Psicologia Clínica e Saúde, foi um dos primeiros alunos a frequentar o curso de Psicologia na Universidade da Beira Interior (UBI), finalizando licenciatura e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Realizou estágio curricular em Psicologia na Unidade Autónoma de Psicologia do IPOLFG de Lisboa, tendo desenvolvido o seu trabalho na Unidade de Cirurgia Cabeça e Pescoço e colaborado nesta unidade com uma equipa multidisciplinar digna de Louvor. Em 2011 surge o fascínio em compreender o ajustamento psicológico ao desfiguramento facial adquirido, concluindo o seu doutoramento em Psicologia (especialidade Psicologia da Saúde) no Instituto Superior Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU). Realizou um estudo longitudinal e pioneiro em Portugal com a tese intitulada: “Fatores Determinantes no Ajustamento Psicológico ao Desfiguramento Facial Adquirido: a importância da autorregulação, representação cognitiva, emoções e autoconceito”

Em 2012 iniciou a colaboração com o Appearance Matters, desenvolvendo trabalhos em conjunto com 35 países, sobre as diferenças visíveis em crianças, jovens e adultos. Participou em congressos organizados pela University of the West of England e reuniões científicas organizadas pelo COST Action IS1210 – Appearance Matters. Convidado a integrar a equipa do Therapeutic Mirror Research em 2014, com a pretensão de desenvolver a terapia pelo espelho como um instrumento de avaliação e intervenção no ajustamento psicológico ao desfiguramento congénito e adquirido. Integrou em janeiro de 2019 o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano e Social como investigador colaborador.

Atualmente tem publicado mais de uma dezena de artigos em revistas especializadas e colabora com 26 investigadores em co-autorias de trabalhos científicos.

Em 2019, José Mendes (Portugal) e  Juliana Silva (Brasil) criam a Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência (RPPA), com o objetivo de disseminar investigação original sobre uma área emergente nos países Lusófonos.

Formador Certificado com o número EDF 518457/2009 DL.

Membro da American Psychological Association Nº 00194460

Candidato a especialista em: Psicologia da Educação e Psicologia da Saúde Ocupacional.