Instruções aos Autores

A Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência (RPPA) pretende afirmar-se na comunidade científica em espaço lusófono, pretendendo publicar investigações que contribuam para enriquecer o conhecimento científico na área da psicologia da aparência. A RPPA, no intuito de permitir a disseminação de investigações realizadas em espaço lusófono, procede a publicações exclusivamente na língua portuguesa, existindo somente a necessidade de o resumo ser apresentado também na língua inglesa.

Numa primeira fase, os Editores procedem a uma avaliação da qualidade dos manuscritos. Reserva-se o direito à equipa editorial a recusa dos manuscritos, sendo essa decisão comunicada ao(s) autor(es) por escrito, fundamentando a respetiva decisão.

Todo o conteúdo das publicações são da inteira responsabilidade do(s) autor(es), reservando-se o direito à Revista Portuguesa de Psicologia da Aparência de suspender publicações quando o não cumprimento das regras éticas da American Psychology Association (APA).

A redação dos artigos deve seguir criteriosamente as normas de estilo APA conforme manual da 6ª Edição, 2010.

Processo de submissão do artigo

Os manuscritos devem ser submetidos por email (rppa@intelecto.pt) dirigidos à Equipa Editorial, acompanhado de uma declaração de honra do autor principal com a seguinte informação: 

Declaração de Honra

Eu, (nome), na qualidade de autor principal, declaro sob compromisso de honra, que o manuscrito intitulado “Título” é original, e cumpre todos os procedimentos éticos mencionados no manual da American Psychological Association. O manuscrito não está publicado ou foi submetido a outra revista científica, livros de atas, e outros. Local, data. Assinatura

Os manuscritos devem ser apresentados em formato em Word (.docx), sugerindo-se a seguinte formatação: espaçamento entre linhas 1,5; texto justificado; numeração das linhas (continuo); Times New Roman, tamanho 12; margens do manuscrito com 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda); 20 a 25 laudas (páginas). As tabelas e figuras devem ser inseridas no texto, seguindo as recomendações da APA, 6ª Edição.

Após a receção do manuscrito, a RPPA enviará um email a informar a receção do mesmo. No caso de o(s) autor(es) não receber(em) a confirmação em 15 (quinze) dias, deverá contactar o INTELECTO – Psicologia & Investigação através de email (geral@intelecto.pt), informando a submissão do respetivo manuscrito.

Apresentação do manuscrito

Na primeira página deverá constar somente: título em português e inglês; nome do(s) autor(es); filiação do(s) autor(es); e-mail de contacto do autor principal; ORCID do(s) autor(es).

A segunda página deverá constar o resumo em português e inglês (Mínimo 200 palavras e o máximo 300 palavras).

As páginas seguintes devem respeitar a estrutura de um artigo conforme as normas da APA (Introdução; Método (Participantes, Instrumentos, Procedimentos, Análise Estatística); Resultados; Discussão, Conclusões e Referências).