Desenvolvimento da Imagem Corporal nas Crianças

Desde a idade pré-escolar que o desenvolvimento da imagem corporal é influenciado por diversas variáveis que influenciam a construção da sua identidade. A criança, desde primeiros anos de vida, reconhece qual a aparência mais ou menos desejável, desenvolvendo a consciência do significado de “bonito” e “feio”. Estudos não conclusivos remetem para a possibilidade de as crianças com dois/três anos de idade preferirem pessoas com uma cara mais atrativa.

A aparência atraente é desenvolvida através de esquemas cognitivos (por exemplo, o bonito é bom), que influenciam a construção de uma imagem negativa quando a criança se sente menos atrativa. Considera-se que a família tem um papel fundamental no ajustamento da criança a possível desvios da “norma”, uma vez que a família é um modelo onde a criança adquire os seus valores, crenças, atitudes e comportamentos relacionados com a aparência.

Os desenvolvimentos das preferências relacionadas com a aparência têm em consideração o autodesenvolvimento e as interações sociais, existindo maior foco na atratividade facial e forma corporal, particularmente o peso e a forma. Os meios de comunicação social desempenham também um importante papel na construção dos esquemas da aparência. Por exemplo, a maioria das vezes, os desenhos animados, caracteriza a beleza às princesas e o feio às personagens maléficas (monstros, bruxas, outros). As características físicas (faciais e corporais) são idiossincrásicas e o conceito de belo/feio desenvolve-se a partir da cultura/sociedade em que a criança está inserida.